Física

"Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais, especialmente no que concerne as propriedades e interações da matéria e da energia. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural."

Galileu Galilei

Cientista italiano nascido em 15 de fevereiro de 1564, é considerado o primeiro cientista moderno. Galileu Galilei, realizando vários experimentos, chegou às leis matemáticas que descrevem o movimento dos corpos terrestres e revolucionou a Astronomia.

Galileu foi professor de matemática na Universidade de Pádua, onde permaneceu por 18 anos, inventando em 1593 uma máquina para elevar água e uma bomba movimentada por cavalos. São vários os inventos de Galileu.

Em 1609, Galileu ganhou um telescópio que serviu como molde para construir o seu próprio, com lentes mais potentes. Galileu apontou seu telescópio para o céu e, então, surgiram grandes mudanças na Astronomia.

As observações de Galileu lhe renderam grandes descobertas. Galileu descobriu que as nebulosas e a Via Láctea são compostas de incontáveis estrelas. Também observou que a Lua possui grandes montanhas e vales como a Terra e, que Júpiter possui quatro satélites, observação que prova, contrariamente ao sistema de Ptolomeu, a existência de corpos celestes que circundam outro corpo que não a Terra.

Em 1543, Nicolau Copérnico publicou o livro “Sobre a Revolução das Orbes Celestes” onde dizia que os planetas giravam ao redor do Sol. Galileu estudou as teorias de Copérnico e, as de Kepler, que acabara de publicar o livro “Astronomia Nova”. Reuniu uma grande quantidade de evidências para defender a teoria heliocêntrica e as publicou em italiano para divulgar ao público. Por estas publicações podemos dizer que Galileu foi um dos primeiros divulgadores de ciência.

As publicações de Galileu iam contra a interpretação literal da Bíblia pela igreja Católica, onde a Terra era o centro do Universo. Galileu foi convocado a Roma para ser julgado e neste julgamento foi condenado a abjurar publicamente as suas idéias, e condenado a prisão por tempo indefinido. Os livros de Galileu foram censurados e proibidos, mas foram publicados em outros países, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo.

Galileu Galilei faleceu em 8 de janeiro de 1642, perto de Florença onde está enterrado na Igreja da Santa Cruz. Apenas em 1822 foram retiradas do Índice de livros proibidos as obras de Copérnico, Kepler e Galileu, e em 1980, o Papa João Paulo II ordenou um re-exame do processo contra Galileu e pois fim a resistência, por parte da igreja Católica, à teoria heliocêntrica.
Um dos experimentos mais conhecidos entre os físicos é o experimento da torre de Pisa, onde Galileu teria lançado bolas de pesos diferentes do alto da torre para comprovar que chegariam ao mesmo tempo no solo. Não se sabe ao certo se Galileu realmente lançou objetos do alto da torre de Pisa ou se é apenas mais uma lenda da ciência. Mas, os experimentos sobre o movimento de corpos num plano inclinado são descritos por Galileu na sua famosa obra Discursos sobre duas novas ciências.

Fonte: Galileu Galilei 



Isaac Newton

Isaac Newton nasceu no dia de natal de 1642, mesmo ano em que Galileu faleceu, em Woolsthorpe, Ingraterra. Mas de acordo com o calendário Gregoriano, que utilizamos hoje, a data do nascimento de Newton seria 4 de Janeiro de 1643, e de sua morte 31 de março de 1727 em Londres, Inglaterra.
Newton foi um dos mais brilhantes cientistas de todos os tempos. Quem nunca ouviu falar nas Leis de Newton? Tais leis mudaram a maneira de como o homem encara o universo.

Isaac Newton nunca se casou, na verdade viveu praticamente toda sua vida se dedicando a pesquisa. Em 1665 a peste atormentava a Europa e a Universidade de Cambridge, onde Newton se graduou, entrou em recesso. Foi quando Newton voltou à cidade natal e neste local conseguiu realizar suas grandes descobertas. Como não teve um bom aprendizado matemático, ele aprendeu boa parte da matemática sozinho, desta maneira, acabou inventando uma nova matemática, os fluxions, o que chamamos de Cálculo diferencial e integral, a maior revolução na matemática desde Euclides.

Utilizando os fluxions, Newton conseguiu dar um enorme salto na ciência, conseguiu o que todos buscavam na época, uma teoria física unificada. Analisando o movimento da lua ele chegou a uma descrição perfeita para os movimentos, uma descrição que poderia ser utilizada tanto para os astros como para objetos menores na terra. Esta teoria unificada é descrita em três leis, conhecidas como
as leis de Newton
:
  • A primeira Lei de Newton é a lei da Inércia: Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento.  
  • A segunda Lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica diz que, a força aplicada a um objeto é igual à massa do objeto vezes a aceleração.
  •  A terceira Lei de Newton é a Lei da ação e reação: Se um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto. 
Com estas três leis chega-se a Lei da Gravitação Universal. Que propõem que dois corpos, a uma distância d entre si, se atraem mutuamente com uma força que é proporcional à massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distância (d) que os separa.
  
Apesar de todas estas descobertas, Newton as manteve em sigilo por um longo tempo. Sua primeira publicação foi sobre óptica, assunto que na época era de grande valor já que os olhos de todos estavam voltados para o mar e para as estrelas que os guiavam. O telescópio era um problema interessante naquele tempo e Newton se dedicou para aperfeiçoá-lo.

Em 1666 Newton começou a pensar sobre o problema das franjas coloridas nas bordas das lentes do telescópio e, resolvendo o problema, propôs que a luz branca pode ser separada fisicamente em outras cores. Um conceito que a comunidade científica da época não aceitou rapidamente, levando Robert Hooke e outros físicos a reunirem argumentos contra esta teoria.

Newton levou 20 anos para revelar seu segredo maior a toda comunidade científica. Persuadido por Halley, Newton publicou o Philosophiae naturalis principia mathematica ou Principia em 1687. Neste maravilhoso livro, Newton explicou uma grande variedade de fenômenos como a órbita excêntrica dos cometas, o movimento das marés e o movimento da Lua perturbado pela gravidade do Sol.

Ao fim de sua vida, Newton já era bem reconhecido na comunidade científica e Internacionalmente. Já havia abandonado a pesquisa para ser Superintendente da Casa da Moeda, também se tornou presidente da Royal Society e foi sagrado cavaleiro, sendo chamado Sir Isaac Newton.

                                                                 Fonte: Isaac Newton




Albert Einstein

Einstein nasceu em 14 de março de 1879 na Alemanha, em uma família judaica não-observante. Seus pais, Hermann Einstein e Pauline Koch, casaram-se em 1876 e se estabeleceram na cidade de Ulm. Hermann tornou-se proprietário de um negócio de penas de colchões.

Quando Einstein tinha um ano, a família se mudou para Munique. Com três anos de idade, Einstein apresentava dificuldades de fala. Aos seis, aprendeu a tocar violino, instrumento que o acompanharia ao longo da vida.

Em 1885, Hermann fundou, com o irmão Jacob, uma empresa de material elétrico. Em outubro daquele ano Einstein começou a freqüentar uma escola católica em Munique. Depois entrou no Luitpold Gymnasium, onde permaneceu até os 15 anos.

Com dificuldades nos negócios, em 1894 a família se mudou para a Itália. Einstein permaneceu em Munique a fim de terminar o ano letivo. Em 1895, fez exames de admissão à Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), em Zurique. Foi reprovado na parte de humanidades dos exames. Foi então para Aarau, também na Suíça, para terminar a escola secundária.

Em 1896 recebeu o diploma da escola secundária e, aos 17 anos, renunciou à cidadania alemã, ficando sem pátria por alguns anos. A cidadania suíça lhe foi concedida em 1901. Cursou o ensino superior na ETH em Zurique, onde mais tarde foi docente.

A 6 de janeiro de 1903 casou-se com Mileva Maric. Tiveram três filhos: Lieserl, Hans Albert e Eduard. A primeira morreu ainda bebê, o mais velho tornou-se professor de hidráulica na Universidade da Califórnia e o mais jovem, formado em música e literatura, morreu num hospital psiquiátrico suíço.

Entre 1909 e 1913 Einstein lecionou em Berna, Zurique e Praga. Voltou à Alemanha em 1914, pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial. Aceitou um cargo de pesquisa na Academia Prussiana de Ciências junto com uma cadeira na Universidade de Berlim. Também assumiu a direção do Instituto Wilhelm de Física em Berlim.

Em novembro de 1915, Einstein fez uma série de conferências e apresentou sua teoria da relatividade geral. No ano seguinte o cientista publicou "Fundamento Geral da Teoria da Relatividade".

Em 1919, separou-se da esposa Mileva e se casou com a prima Elsa. Naquele ano tornou-se conhecido em todo o mundo, depois que sua teoria foi comprovada em experiência realizada durante um eclipse solar.
Albert Einstein, o mais célebre cientista do século 20, foi o físico que propôs a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de física de 1921. Einstein tornou-se famoso mundialmente, um sinônimo de inteligência. Suas descobertas provocaram uma verdadeira revolução do pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências.